Os equipamentos básicos para o Rapel são: Corda, Cadeirinha, Mosquetão, Freio oito, Luva e Capacete.
Descrevemos abaixo cada item com suas utilidades e particularidades.
Cadeirinhas ou Baudrier:
Cadeirinha ou baudrier é o equipamento que o praticante de rapel veste. É responsável por sustentar o peso do praticante de rapel. Na cadeirinha fica conectado o freio oito que será acoplado à corda e o mosquetão.
Existem vários tipos de cadeirinhas, as específicas para rapel são feitas de forma que o centro de gravidade do praticante fique na cintura na altura do quadril, são feitas geralmente de fitas planas e compostas por loops, que são fitas que passam pela cintura, perna e para pendurar seu equipamento.
Mosquetão:
Os mosquetões são equipamentos de trava, são utilizados para conectar corda em pontos de fixação para a pratica do rapel.
Existem vários tipos e formatos de mosquetão, a maior parte dos mosquetões é feitos de uma liga de alumínio 7075 conhecida como Zicral, com 88% alumínio, 6% de zinco, 4% magnésio e 2% cobre, pesam pouco e resistem a altos níveis de tração.
Também são fabricados em aço, desenvolvidos para atender as necessidades específicas das áreas Profissionais e de Resgate.
Existem vários formatos de mosquetões, dos quais os mais utilizados:
Simétricos (oval): Podem ser encontrados com ou sem trava, possuindo várias aplicações. Muito usado com polia.
Assimétricos com gatinho curvo: São utilizados para clipagens rápidas, sendo idéias para cabos-vida. Com ou sem trava. Sem trava são usados em costuras de escalada.
Assimétricos: Podem ser encontrados com ou sem travas, possuindo várias aplicações.
HMS ou Pêra: Podem ser encontrados com ou sem travas. São muito utilizados para fechar cadeirinhas, além de outras aplicações. É ideal para equipamento básico.
LUVAS:
As luvas servem para proteger a mão do praticante contra queimaduras ao haver fricção com a corda. Serve também para dar mais atrito na hora de reduzir a velocidade da descida.
Pode ser fabricada nos seguintes materiais: couro, vaqueta, kevlar, nylon, algodão, poliamida, poliéster. Pode ser inteiras de um mesmo material ou mistas.
CAPACETE:
O capacete é essencial a pratica do rapel, o principal objetivo do capacete para rapel é proteger a cabeça dos praticantes contra impactos externos.
O praticante deve utilizar capacetes dotados de alça mandibular em formato de “Y” para que não escape da cabeça quando exigido, ou mesmo sob impacto da água.
O capacete para rapel deve proporcionar conforto, leveza, resistência e ventilação, além de possuir fitas de ajuste na nuca, alça para fixação no queixo e certificação C.A (Certificado de Aprovação) ou CE (Certificação Europeia), que garantem que o equipamento foi projetado com os padrões de qualidade e segurança necessários.
FREIO 8:
Como o próprio nome indica, possui o formato do número oito. É um aparelhos de descida que funcionam através de atrito. A corda passa por eles de forma a proporcionar um atrito controlável, que possibilita uma descida rápida ou mesmo parar sem muito esforço, apenas com movimentos precisos.
É o parelho mais difundido por ser simples, prático e barato. É recomendável para descidas até 80 metros.
CORDA:
A corda é uma das mais velhas e versáteis ferramentas de trabalho da espécie humana, com uso documentado, há pelo menos 5.300 anos. Talvez essa seja principal causa para ela já ter se tornado um elemento bastante comum no dia-a-dia. Como todas as ferramentas, a corda passou por uma evolução considerável, tendo hoje uma grande variedade de qualidades e acabamentos.
Cada tipo de corda tem suas características e propriedades únicas, que permitem uma função particular adaptável a uma aplicação específica.
As cordas têm procedências distintas e também não são fabricadas da mesma forma. Tantas diferenças exigem que o profissional da área conheça profundamente o material a ser utilizado. Para determinar a aplicação que favoreça um tipo de corda, levaremos em conta a matéria-prima usada na fabricação e atributos técnicos de cada equipamento.
A corda é composta pela alma e capa e/ou camisa. A capa sempre vai trançada ao redor da alma e protege a corda da abrasão, contribuindo em aproximadamente 1/3 da resistência da corda.